20170725Volta-da-EscolaCom as iniciativas de educação patrimonial «Dias do Pão» e «À Volta da Escola», realizadas durante o ano letivo 2016-2017, três centenas de crianças aprenderam, brincando e passeando, a viver e valorizar o meio que as rodeia.
¤ 3-ago-2017


Após a abertura do ano letivo, foi enviada informação a todas as escolas das freguesias, para dar a conhecer o programa e convidar os professores a agendarem atividades. Realizaram-se 11 atividades em todas as escolas da freguesia de Caparica (onde este tipo de iniciativas já era conhecido de anos anteriores), nas quais participaram 302 crianças e 14 professores. Nas escolas da Trafaria não houve marcação de atividades o que poderá ter-se devido a falta de conhecimento dos projectos, como admite o Centro de Arqueologia de Almada, no relatório final enviado à Junta.

«Dias do Pão» foi o nome de um espetáculo de marionetas, com oficina, que abordou o tema da erradicação da fome (objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU) a partir dos moinhos, um elemento do património local.

«À Volta da Escola» foram organizados percursos para conhecer e valorizar o meio local, com utilização de folhas-guia e fotografias de elementos significativos para observação e estudo.

- Conheça o Relatório do Centro de Arqueologia de Almada, a quem coube a realização destas atividades, oferecidas às escolas pela Junta

 

Share