20180615AtividadesMaioEm maio a imaginação foi rainha e senhora, entre as atividades desenvolvidas no Espaço Cultural da Junta, no Mercado da Trafaria, com histórias do prazer de ler e também do prazer de as inventar, com a descoberta do prazer de dançar, com os super-heróis da vila, com memórias e lições de vida.
¤ 14-jun-2018

 

Em cada um dos álbuns, clique numa imagem para ampliar.

 

Oficina
Dia 5, Brincar com os números
Neste dia, na oficina Play On!®, dinamizada pela Life Academy, pais e filhos brincaram com números e com brinquedos reciclados. Como se viu, é fácil aprender a brincar.

 

Clube de Leitura
Dia 8, «O Prazer da Leitura»
Com a leitura de várias histórias do livro «O Prazer da Leitura», comemorou-se o Dia Mundial do Livro. Histórias muito reais fizeram com que se refletisse sobre o processo de aprendizagem ao longo da vida.

 

Oficina
Dia 12, O Corpo Fala, O Corpo Dança
Grandes e pequenos, de cá e de lá, participaram numa oficina de dança onde o tema foi o mar. Com este mote, foi mais fácil cada um explorar o seu corpo, deixando-o flutuar, esticar e balançar para, no final, o ver a dançar. Sim, todos podemos dançar!

 

Oficina
Dia 16, Super-Pessoas da Trafaria
Durante esta atividade, orientada pela associação Canto do Curió, fomos descobrindo novas super-pessoas da Trafaria. Em jeito de conclusão de uma pesquisa de quase dois anos de atividades no espaço com todos esses heróis e seus super-poderes, construiu-se uma fanzine. Esta revista ilustrada pode ser consultada no nosso fundo local. Mas a pesquisa não chegou ao fim...

 

Vida
Dia 19, «Os Teus Olhos»
A partir da apresentação do seu livro «Os teus olhos – A vida após um AVC», Fátima Silva partilhou a história de vida que deu origem à obra. Muitas foram as histórias de esperança e de superação, fazendo deste encontro uma lição de vida.

 

Património
Dia 22, Laboratório de Memórias
Neste encontro de partilha de memórias sobre o património cultural da nossa freguesia, desafiou-se os participantes a mapearem as antigas praias da Trafaria. Mais uma vez, os tesouros guardados do passado transportaram muitos dos presentes à velha infância. Com a participação de todos, continua-se a enriquecer o fundo local da Biblioteca da Trafaria.

 

Visita
Dia 24, visita guiada à exposição «As Pescas»
Com a participação de alguns membros da comunidade, deu-se a conhecer vários artigos de pesca, presentes na exposição, e histórias, como a do peixe voador, que deu asas à imaginação dos presentes para criarem as suas próprias histórias.

 

Oficina
Dia 30, Há um animal que come limões?
Andou por aí um cientista maluco a abordar as pessoas, perguntando-lhes qual será o animal que come limão. Com o contributo de todos, ele esperava terminar a sua investigação e assim responder ao seu amigo Matt, que vive do outro lado do Mundo… A aventura, com a orientação da associação Canto do Curió, resultou numa fanzine bilingue produzida por todos.

Share