A União das Freguesias de Caparica e Trafaria, criada a 29 de setembro de 2013, com uma área de 17 quilómetros quadrados, é limitada a norte pelo rio Tejo, a oeste pela Freguesia da Costa de Caparica, a este pela União das Freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Pragal, e a sul pela União das Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda. Na União das Freguesias de Caparica e Trafaria vivem 26150 habitantes, segundo os Censos de 2011.

A Lei 11-A/2013, publicada a 28 de janeiro de 2013, para dar cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território, constante da Lei 22/2012, determinou a extinção de 1165 freguesias no País, 27 no Distrito de Setúbal. O Concelho de Almada, que tinha onze freguesias, passou a ter apenas cinco.

Esta reorganização foi motivo de forte contestação e teve a oposição unânime de todos os órgãos autárquicos do concelho. Com a «agregação» das freguesias de Caparica e Trafaria, foi formada a União das Freguesias de Caparica e Trafaria.

O processo imposto pela Lei teve o seu último passo no dia 29 de Setembro de 2013, com a realização das eleições para os órgãos das autarquias locais.

 

- Contra a extinção de freguesias

 

Share