Caparica-543-anosOs 543 anos da freguesia e paróquia da Caparica, completados a 20 de novembro, foram assinalados no próprio dia de aniversáro, esta sexta-feira, com uma sessão na sede do Clube Recreativo União Raposense, promovida pela Junta em parceria com o Centro de Arqueologia de Almada.
¤ 23-nov-2015


Numa breve saudação, em que dirigiu especiais agradecimentos aos dirigentes do clube anfitrião e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, a presidente da Junta destacou a frutífera cooperação desde há muito estabelecida com o Centro de Arqueologia de Almada, para estudo, divulgação e promoção do património e da história locais. Teresa Coelho destacou o valor das freguesias para a vida colectiva, mesmo depois da «reforma» administrativa que entrou em vigor em 2013, e sublinhou que esse valor não depende da idade de cada freguesia.
Francisco Silva, do Centro de Arqueologia de Almada, reconheceu que o trabalho iniciado com a freguesia de Caparica foi um estímulo para o desenvolvimento da actividade de valorização do património do concelho, em que o CAA e ele próprio estão empenhados há 43 anos. De seguida, fez uma apresentação da história da Caparica, lembrando que a presença humana neste território está confirmada desde o império romano e destacando o contexto histórico em que a paróquia foi criada e a importância de Almada e da Caparica no século XIX.
No salão esteve patente uma exposição de fotografias, intitulada «Paisagens da Caparica», exibindo lado a lado imagens antigas e recentes de alguns pontos da freguesia.


- Exposição «Paisagens da Caparica» online

- 20 de novembro ou 12 de dezembro?

- Mais sobre a história da Caparica...

 

Algumas fotos da sessão