20170211BibliotecaJanDas atividades realizadas em janeiro na Biblioteca da Trafaria, espaço cultural da Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, publicamos algumas imagens. Mostrando o que ali se fez, procura-se estimular a participação nas iniciativas futuras.
¤ 11-fev-2017




Clube de Leitura
10 de janeiro, 11h-12h
Clube de Leitura da Biblioteca da Trafaria é um espaço de encontros para conversar e trocar impressões sobre livros. A cada ciclo, um livro é escolhido para a atividade. A proposta para este mês foi «A História de Fernão Capelo Gaivota» de Richard Bach. Este livro, do nosso acervo, fala-nos de uma gaivota, de nome Fernão, que decide que voar não deve ser apenas uma forma de se movimentar. É uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor.



Quem é quem, que a biblioteca tem?
14 de janeiro, 10h30-12h00
A Biblioteca da Trafaria tem vários personagens escondidos, cada um com as suas características. Fomos descobri-los, através de um divertido jogo, imaginando que divertidas histórias poderiam estar por detrás de cada um deles.



Visita ao Centro de Interpretação de Almada Velha
19 de janeiro, 10h30-13h00
A Biblioteca da Trafaria faz parte de uma rede de equipamentos públicos que atuam em parceria. No CIAV fizemos uma viagem interativa pelos itinerários, locais e património urbano do centro histórico do nosso concelho, Almada Velha. Desde o passado à atualidade, fomos conhecer a memória do teatro, do cinema, do associativismo e do comércio.



As coisa que eu ouço…
21 de janeiro, 10h30-12h00
Sessão de contos e escrita criativa, com Joaquim Semeano. Os cinco sentidos (e mais alguns...), bem despertos na altura de escrever uma história. Neste caso, explorámos o sentido da audição. Os sons levam-nos sempre para qualquer lugar, trazem-nos imagens, cores e sentimentos. E o mesmo som, ouvido por várias pessoas, terá tantas interpretações quanto o número de pessoas, o que torna estes exercícios perfeitamente fascinantes. Uma aula de ouvir... e escrever.



O guardanapo é útil, sabe bem e é bonito!
24 de janeiro, 10h30-12h00
«O Guardanapo é uma peça de pano ou de papel, usada à mesa para limpar os dedos e os lábios ou proteger a roupa de nódoas de comida», diz o dicionário. Seria desta «utilidade» que íamos falar? Ou seria de pastelaria? Na verdade, foi bonito: trata-se de um tipo de arte decorativa, uma das técnicas mais conhecidas da arte de decoupage.



Guarda música
28 de janeiro, 11h-12h
Contação de história, com acompanhamento musical, por Joana Rita e Otto Pereira. Peter é um menino que pouco ou nada fala. A sua voz é o violino. O sonho de Peter é ser maestro. Kalinka é uma boneca que vive dentro da caixa do violino. Sempre com o guarda-chuva, viajaram juntos pela imaginação!...

 

A biblioteca em Fevereiro...