20180110Biblioteca-dezO Natal foi o tema em destaque nas atividades desenvolvidas na Biblioteca da Trafaria durante o mês de dezembro, das quais publicamos algumas fotografias. Como se vê, houve até uma árvore de Natal especial, mas as iniciativas foram além do tema natalício, neste espaço cultural da Junta.
¤ 11-jan-2018



Em cada um dos álbuns, clique numa imagem para ampliar.


Clube de Leitura
Dia 5, «Contos de Natal»
Neste Clube de Leitura, leu-se em conjunto três contos da coletânea «Contos de Natal», de Domingos Monteiro, que nos transportaram para os símbolos do Natal. Entre prosas e ficção houve oportunidade para aprender um pouco mais sobre o autor, para partilhar o significado do Natal e para rir.

 

Oficina
Dia 9, Oficina de Marionetas
Com a atriz e marionetista Ângela Ribeiro, nesta oficina aprendemos uma nova técnica de construção de marionetas, as marionetas de vara. Para construirmos a nossa marioneta aprendemos, entre outras coisas, a desenhar sobre uma esfera, para criar o rosto, e a fazer cabelos com lãs. Depois de concluída a nossa marioneta, usámos a imaginação para apresentar uma pequena peça.

 

Oficina
Dia 16, «Origami de Natal»
Nesta oficina de origami, dinamizada pela Selene Fernandes e pela Carolina Beaumont, da N’STUDY, aprendemos um pouco mais sobre esta arte japonesa. Foi-nos proposta a construção de várias figuras que resultaram nuns presentes de Natal muito bonitos e económicos, para além de momentos de partilha, entreajuda, aprendizagem e intergeracionalidade.

 

Património
Dia 19, «Laboratório de Memórias»
Os participantes foram convidados a escolher um de três temas do património material e imaterial da Vila da Trafaria para partilharem uns com os outros. O tema escolhido em conjunto foi «Os Comércios da Vila» e, com a ajuda de fotografias e mapas, muitas foram as estórias que não se esgotaram numa única sessão.


Arte
Dias 21 e 28, «Natal com Almada Negreiros»
O período de férias escolares e a vontade de saber mais sobre o artista Almada Negreiros, motivou uma grande participação e a visita de vários grupos organizados. Através do livro “Violeta e Índigo descobrem Almada Negreiros”, conhecemos melhor o artista, criando empatia com ele e com as suas obras. Depois, fomos nós próprios os artistas inspirados no que aprendemos e nesta época do ano. O resultado foi uma pequena grande galeria de verdadeiras obras de arte!


Iniciativa
Árvore de Natal com recordações de 2017
Na quadra natalícia, a nossa árvore serviu para refletir sobre o que ficou para trás e todos os bons momentos de aprendizagem e de comunidade que vivemos ao longo do ano.

 

Share