20180421AtividadesMarcoNo Espaço Cultural da Junta, no Mercado da Trafaria, o mês de março foi muito dedicado a temas do mar, contemplando mesmo uma saída ao Centro de Interpretação Ambiental. Mas por ali também se falou de plantas silvestres e construiu-se um ninho especial. Sempre com livros por companhia...
¤ 21-abr-2018





Em cada um dos álbuns, clique numa imagem para ampliar.

Bebés
Dia 3, «Vamos Construir o Nosso Ninho?»
Entraram neste ninho oito famílias. Com a artista Ângela Ribeiro, recordaram diversas histórias e canções tradicionais portuguesas, numa manhã de sábado cheia de cor, amor, movimento e sensações mágicas.

 

Clube de Leitura
Dia 6, «Contos (2)»
Neste Clube de Leitura, a obra Contos (2), de O. Henry, lida em voz alta, fez-nos viajar para tempos longínquos, embora atuais. Cada pequeno conto - um ensinamento… Houve tempo para refletir sobre o bom senso e as atitudes que tomamos em situações do dia-a-dia.

 

Oficina
Dia 10, Redes de Pesca
Nesta oficina deu-se a conhecer a produção de redes, uma das artes diretamente ligadas às pescas, tema da exposição que permanece no Espaço Cultural. Tão antiga e tão importante para as pescas, esta é uma arte que pode ser utilizada em inúmeras outras áreas. Ficámos a conhecer diversos «nós de marinheiros» e como são úteis para várias situações do dia-a-dia.

 

Visita
Dia 15, «Almada Atlântica»
Nesta visita guiada à exposição patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Almada, na Costa da Caparica, fomos conhecer o fundo do mar da nossa costa. Descobrimos um mundo novo de espécies que habitam as nossas águas e ficámos a saber como temos de ser cada vez mais ativos na preservação do meio ambiente.

 

Património
Dia 20, Laboratório de Memórias
Neste encontro de partilha de memórias sobre o património cultural da nossa freguesia, retomou-se o tema d’ As Pescas e, tendo em conta as celebrações do Dia do Pai, propôs-se aos participantes a partilha de episódios de vida passados com os seus pais. As histórias foram contadas dois a dois e posteriormente partilhadas. Um desafio diferente que procurou contribuir para a autoestima pessoal e coletiva.

 

Livro
Dia 24, Plantas Silvestres do Concelho de Almada
Com a colaboração do autor, o professor Manuel Lima, deu-se a conhecer a obra Plantas Silvestres do Concelho de Almada. Esta obra, ilustrada com 700 fotografias, reúne 346 espécies botânicas.

 

Visita
Dia 28, «As Pescas»
A exposição «As Pescas na Trafaria», que se encontra no rés-do-chão do Espaço Cultural, retrata as pessoas, as suas artes, os seus utensílios e as marcas que esta atividade tem deixado ao longo dos tempos. Nesta visita, os protagonistas e guias foram os próprios habitantes. Eles escolheram os diálogos e histórias que quiseram partilhar uns com os outros e com os visitantes.

 

E ainda
Durante o mês de março também aconteceu...

Share