20180523EspacoCultural abrilAs ativididades de abril no Espaço Cultural da Junta, no Mercado da Trafaria, mantiveram uma forte ligação com o mar. De jogos a um audiolivro, do património com história ao teatro com aplausos, num convívio de diferentes gerações, quase tudo teve a ver com peixes e água, um tema que talvez seja maior do que a nossa imaginação.
¤ 23-mai-2018

 



Em cada um dos álbuns, clique numa imagem para ampliar.


Clube de Leitura
Dia 3, «Era Uma Vez Uma Maravilha...»
Aproveitando o período de férias escolares, a obra escolhida foi «Era Uma Vez Uma Maravilha…», um audiolivro que faz parte de uma coleção sobre o nosso património arquitetónico. Descobrimos a história da Torre de Belém e demos asas à imaginação, construindo personagens e uma peça de teatro.

 

Jogos
Dia 5, Jogos no Espaço Cultural
Ainda em férias, diversas crianças, jovens e famílias participaram numa animada gincana de jogos. No final os participantes com mais vitórias receberam uma medalha especial, como recordação desta divertida tarde.

 

Jogos
Dia 7, Caça ao Tesouro no Mar
Esta foi uma «caça ao tesouro» diferente, uma autêntica aventura, com pescas, saltos, travessias de pontes e mergulhos no fundo do mar. Gastou-se muita energia e ganhou-se bom conhecimento sobre um dos principais tesouros do nosso património: a arte das pescas.

 

Visita
Dia 12, visita guiada à exposição «As Pescas»
Uma visita para dar a conhecer a arte da pesca na Vila da Trafaria. Houve oportunidade de pescar, conhecer os peixes desta zona piscatória e desenhar uma memória relacionada com a temática.

 

Património
Dia 17, Laboratório de Memórias
Neste encontro de partilha de memórias sobre o património cultural da Trafaria, desafiou-se os participantes, em pares, a comporem um quadro de memórias sobre o tema das pescas. Com a sugestão de imagens e palavras, foram despertadas lembranças. Depois foi preciso escolher, compor e apresentar o resultado aos restantes. As obras ainda podem ser vistas na exposição.

 

Oficina
Dia 26, Como Se Faz Teatro?
Com a colaboração do Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria (GITT) e com base na história «O Coração Dorminhoco», escrita por Xico Braga, um dos membros do grupo, as crianças da Escola Básica n.º 1 da Trafaria deram asas à imaginação e criaram falas, personagens, figurinos, música, cenário, os cartazes, os bilhetes e… toc, toc, toc… começou o espetáculo! No final, muitas palmas e sorrisos.

 

Experiências
Dia 28, Ser Plural
Os participantes foram desafiados a pensarem sobre si e sobre o lugar onde moram: «Eu gosto de…», «Eu sonho com…», «Eu não gosto de…», «Eu posso melhorar em…». Entre jogos, dinâmicas e teias, entre gerações, identificou-se problemas e pensou-se em soluções, valorizando o património local e despertando a consciência para a cidadania ativa.

 

E ainda
Durante o mês de abril também aconteceu...

 

Share