20190531DiaMundialCriancaPara celebrar o Dia Mundial da Criança, a Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria promoveu ontem atividades com insufláveis, pinturas faciais e animadores em quatro locais, com a participação de cerca de 1900 crianças. Publicamos algumas fotos.
¤ 1-jun-2019

 

As atividades tiveram lugar no Parque Urbano do Monte de Caparica, ringue da Vila Nova de Caparica, Parque do Fróis (Caparica) e Largo da República (Trafaria), entre as 9 e as 17 horas, envolvendo as crianças que frequentam o jardim-de-infância e o 1.º ciclo nas escolas e IPSS da Caparica e da Trafaria.
A cada criança foi oferecido um pequeno lanche em saco de pano e um cantil.

 

O Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é assinalado a 1 de junho, desde 1950.

As Nações Unidas, que em 1946 tinham aprovado a criação da UNICEF, aceitaram a ideia que foi apresentada pela Federação Internacional Democrática das Mulheres, que reunia muitas mães de vários países.

Vivia-se um tempo de muitas dificuldades mas também de reconstrução, depois de acabar a 2.ª Guerra Mundial (1939-1945) e, ao dedicar um dia às crianças de todo o Mundo, procurou-se chamar a atenção para uma reflexão geral sobre aquilo que se pode fazer todos os dias para que os mais pequenos vivam mais felizes.

Avançando nesta ideia, foi aprovada em 1959 nas Nações Unidas uma declaração com 10 direitos que todas as crianças devem ter. Em 1989 a ONU deu a estes direitos a força de uma convenção, com 54 artigos.

- Convenção sobre os Direitos da Criança

 

Algumas imagens deste Dia Mundial da Criança
(Clique numa foto para a ampliar e navegar no álbum)


No Parque Urbano do Monte de Caparica

 

Na Trafaria, Largo da República

 

No Parque do Fróis

 

Em Vila Nova, no ringue

 

Share