20191123Encontros Historia A assinalar os 547 anos da criação da Freguesia de Caparica, a Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria promove os «Encontros com a História da Caparica», convidando autores, investigadores e historiadores.
¤ 18-nov-2019

 

20191123Encontros Historia A primeira desta série de iniciativas vai ter lugar no dia 23, sábado, a partir das 15h00, nas instalações da Junta na Caparica (Largo da Torre), e tem como tema «A Quinta da Torre e os Condes dos Arcos».

O primeiro convidado é D. Pedro Noronha de Alarcão, sobrinho de D. José Manuel de Noronha e Alarcão (Conde dos Arcos), autor da conhecida obra «Caparica através dos Séculos». Virá dar o seu testemunho sobre a vida e obra de seu tio e também sobre a antiga Quinta da Torre e a sua importância para o património histórico da Caparica.

Este primeiro «Encontro com a História da Caparica» contará também com a presença do Dr. Francisco Silva, do Centro de Arqueologia de Almada, e do Dr. Rui Mendes, investigador local (e presidente da Assembleia da União das Freguesias de Caparica e Trafaria).

A Freguesia de Caparica foi criada no reinado de D. Afonso V, a 20 de novembro de 1472, por bula do Papa Sisto IV.

Para os «Encontros com a História da Caparica», autores, investigadores e historiadores são convidados a falarem não só sobre figuras ligadas à história da freguesia, mas também sobre o património, história e memórias das nossas gentes.

 

Lapide Caparica 500 anos

 

- Mais sobre a História da Caparica

 

 

Share