20191123Encontro QtaTorreO primeiro dos «Encontros com a História da Caparica» tendo como tema «A Quinta da Torre e os Condes dos Arcos», realizou-se no dia 23, sábado, e mereceu vivo interesse de várias dezenas de pessoas.
¤ 25-nov-2019

 

A freguesia de Caparica, criada em 1472, comemorou no dia 20 de Novembro os seus 547 anos. Para assinalar esta data na história da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, a Junta realizou no dia 23, sábado, nas instalações junto da secretaria, no Largo da Torre, o primeiro dos «Encontros com a História da Caparica», que teve como tema «A Quinta da Torre e os Condes dos Arcos».

D. Pedro Noronha de Alarcão, sobrinho de D. José Manuel de Noronha e Alarcão (Conde dos Arcos), perante uma sala cheia, deu o seu testemunho sobre a vida e obra de seu tio. Apresentou ainda uma breve resenha histórica sobre a antiga Quinta da Torre, que inclui a Ermida de São Tomás de Aquino, hoje classificada como Imóvel de Interesse Público.

Este primeiro «Encontro» contou também com a participação do Dr. Francisco Silva, do Centro de Arqueologia de Almada, que falou sobre o enquadramento geográfico e paisagístico do local.

O Dr. Rui Mendes, investigador local e presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, apresentou uma breve biografia do homenageado, Conde dos Arcos, falecido em 1984 e que foi autor de vários estudos sobre a freguesia da Caparica, entre eles a conhecida obra «Caparica através dos Séculos», publicada em dois volumes entre 1972 e 1974.

- Mais sobre a História da Caparica

 

Algumas fotos da sessão
(clique sobre uma imagem para ampliar e navegar)

 

Share