20191213EspacoCulturalEmoções, memórias, movimentos, perfumes, imaginação, escrita, leitura... De tudo isto foram feitas as atividades de novembro no Espaço Cultural da Junta, no Mercado da Trafaria. Mostramos alguns momentos.
¤ 14-dez-2019

 

 

Em cada um dos álbuns, clique numa imagem para ampliar.

 

Clube de Leitura
Dia 5, O Perfume
A obra «O Perfume – História de um Assassino», de Patrick Süskind, foi lida em voz alta e levou-nos numa viagem olfática pela França do século XVIII. Numa excelente narrativa, misturou-se o realismo dessa época com a fantasia. No final, partilhou-se impressões e refletiu-se sobre a obra. Mais uma vez viveu-se a magia dos livros.

 

Oficina
Dia 9, Pensar e Escrever Fora da Caixa
Nesta oficina de escrita criativa, conduzida por Joaquim Semeano, desafiou-se a imaginação dos participantes, repensando individualmente e em conjunto novos sentidos e significados para o que vemos todos os dias. Os resultados foram surpreendentes, a imaginação esteve ao rubro.

 

Oficina
Dia 13, N'Dance
Através de vários estímulos musicais, propostos pela bailarina Rita Guilherme, iniciou-se a atividade através da exploração do corpo e do espaço. Ao longo desta tarde de pausa letiva, a Rita e a Selene, da N’ Dance, conduziram os participantes entre histórias, música e reflexões.

 

Património
Dia 19, Laboratório de Memórias
Neste encontro dedicado ao património cultural da nossa freguesia, foram partilhadas memórias sobre as antigas praias ribeirinhas. Através de fotografias antigas, trazidas pelos participantes, foram revistos os lugares, as suas gentes, os comércios e as suas dinâmicas. Através de mapas e fotografias atuais, vimos os testemunhos físicos que ainda persistem no tempo.

 

Oficina
Dia 23, À Descoberta das Emoções
Através de vários jogos e exercícios desenvolvidos pelas psicólogas da Escola do Sentir, explorou-se as emoções: a surpresa, o nojo, o medo, a alegria, a tristeza e a raiva. De diferentes perspectivas e dinâmicas, os participantes puderam identificar e interpretar essas emoções, capacitando-se para melhor as gerirem no seu dia-a-dia na escola, com os amigos e em família.