20210305DiaInternacionalMulherA assinalar o Dia Internacional da Mulher e a reafirmar a actualidade da luta contra as discriminações, a Junta publicou um postal, distribuído pelas residências nas freguesias, e apoia as comemorações promovidas pelo MDM, com um ponto alto no dia 13, em Lisboa.
¤ 5-mar-2021

 

 

O postal, que também aqui divulgamos, inclui o poema «Luta Mulher», de Raquel Amado.

20210305DiaInternacionalMulher postal

Epidemia agravou

A epidemia de COVID-19, as medidas para lhe fazer frente e os vários aproveitamentos em torno desta situação agravaram a perda de rendimentos e o desemprego, empurrando grande número de mulheres para a pobreza e exclusão social. «O trabalho presencial, sem condições de segurança, e o teletrabalho, acrescido dos cuidados a ascendentes e descendentes, estão a impor às mulheres uma sobrecarga desumana, de consequências imprevisíveis para a sua saúde física e mental, para o desenvolvimento das suas carreiras profissionais e artísticas», afirma o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), numa nota à comunicação social sobre as comemorações e o seu significado.

Não se pode calar

Para o MDM, «a já frágil situação social e económica das mulheres, expressa em crescentes desigualdades, discriminações e violências, está a sofrer perigosos retrocessos nos direitos e estatuto social e no seu processo de emancipação». «Neste contexto de incertezas e angústia sobre o futuro», o MDM considera que «as mulheres não podem calar as injustiças, nem calar a exigência de políticas alternativas que tenham os direitos das mulheres como uma prioridade».

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o MDM marcou pontos de encontro de mulheres no Porto (7 de março, 15h, junto à Cordoaria) e em Lisboa (13 de março, 15h, nos Restauradores).

20210308DiaInternacionalMulher cartaz

- Obter folheto do MDM

- MDM sobre as comemorações do 8 de Março em 2021