20210315CapTraf arquivoA Junta editou um folheto, de apenas duas páginas, sobre o trabalho realizado, as dificuldades ultrapassadas, os esforços conjugados, os compromissos assumidos e a forma como foram, ou não, respeitados.
¤ 20-mar-2021

 

O documento foi distribuído nos últimos dias nas residências, nas freguesias de Caparica e Trafaria.

No exemplo de 2020, destaca-se a execução orçamental, que foi, na receita, foi de de 95,17% (a que corresponde o valor total de 1.553.078,25 euros) e, na despesa, foi de 82,86% (a que corresponde o valor total de 1.366.596,02 euros).

 

Dificuldades e esforços

A Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, apesar do quadro de grandes dificuldades e da obrigação de cumprir com as medidas legislativas adotadas, executou, no essencial, o seu Plano e Orçamento, mantendo o equilíbrio financeiro. Contribuiu assim para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com o empenhamento de todos os eleitos e dos trabalhadores da autarquia e com a participação da população, foram dados contributos que se revelaram de extrema importância para a realização do trabalho. A par da exigência de reabertura dos serviços públicos que foram encerrando, manteve-se a luta pela reposição das freguesias.

Ao longo deste mandato, o compromisso da Junta foi cumprido: no serviço de proximidade nas secretarias; na manutenção e gestão dos Mercados do Monte de Caparica e da Trafaria; na manutenção e gestão do Cemitério Municipal do Monte de Caparica; na recolha de monos domésticos e aparas de jardim; na manutenção das calçadas e melhoria do espaço público; na manutenção dos espaços verdes; na requalificação e alargamentos de equipamentos desportivos de utilização livre; no Espaço Cultural da Junta - Biblioteca da Trafaria; nas pequenas reparações nos estabelecimentos de ensino; no apoio às instituições de solidariedade social e ao movimento associativo popular; nas várias lutas pela reposição dos serviços básicos públicos.

 

Competências delegadas da CMA

A Junta tem um Acordo de Execução de Delegação de Competências, celebrado com a Câmara Municipal de Almada, mas esta, no período de 2017-2020, não tem feito o acerto de contas previsto na Cláusula 25.ª (revisão anual e atualização dos meios financeiros).

No folheto, dá-se nota do repúdio da Junta relativamente a esta falta da CMA, que agrava a prestação do serviço público. Para a Junta, este é um valor a acertar com a população da União das Freguesias de Caparica e Trafaria.

Estão em causa acertos, por parte da Câmara Municipal de Almada, num valor global acima de 900 mil euros, nas áreas de Manutenção de Espaços Verdes, Recolha de Monos e Aparas de Jardim, Mobiliário Urbano, Pequenas reparações nas escolas, Gestão de Mercados - 123.396,40 euros, Gestão de Cemitério, Muros e Muretes, e Calçadas.

 

20210315Obra feita

- Obter folheto