20210326EscolaMteCaparica-LUSAOs órgãos autárquicos da Freguesia foram excluídos da cerimónia de inauguração da requalificação da Escola Secundária do Monte de Caparica, que teve lugar hoje, com a presença do primeiro-ministro, do ministro da Educação e do secretário de Estado Adjunto e da Educação, aos quais a Junta manifestou o seu protesto.
¤ 26-mar-2021

 

Ignorar os órgãos da freguesia, democraticamente eleitos, em iniciativas de expressão pública no seu território, demonstra desrespeito profundo pelas populações e seus representantes.

Mas esta é uma atitude reiterada. Tal sucedeu na inauguração da Lota da Trafaria e na apresentação do projecto Innovation District, que afecta o território do Monte de Caparica e do Porto Brandão, só para lembrar as situações mais recentes.

 

Uma vitória da população

A luta por obras de requalificação na Escola Secundária do Monte e contra a paragem dos trabalhos (iniciados em Outubro de 2010, parados ao fim de três meses) foi sempre, ao longo de mais de dez anos, suscitada pelos órgãos da Freguesia, com diversas tomadas de posição, que sempre tiveram aprovação unânime.

Chegar ao fim deste processo é uma vitória da população, dos seus representantes e da comunidade educativa.

É inaceitável e incompreensível o ato de exclusão hoje perpetrado.

Isso mesmo foi manifestado pela Junta, em comunicação enviada esta tarde, que transcrevemos.


Exmo. Sr. Primeiro-Ministro
Dr. António Costa,

Exmo. Sr. Ministro da Educação,
Dr. Tiago Brandão Rodrigues,

Exmo. Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação,
Dr. João Costa

Excelências,

como é do conhecimento de V. Exªs, a obra das novas instalações da Escola Básica e Secundária do Monte de Caparica - que ficou parada por mais de uma década, com prejuízo para toda uma geração de estudantes, que se confrontaram diariamente com aulas em condições precárias, ao lado de um edifício moderno e praticamente acabado que, inexplicavelmente, a inércia e falta de vontade dos vários governos foi travando e adiando - foi agora, finalmente, terminada e inaugurada, hoje, 26 de Março de 2021, contando com a presença oficial dos mais altos dignitários.

Estranhamente, os órgãos autárquicos da Freguesia, face mais visível da exigência da conclusão das obras, que ao longo dos anos foram aprovando diversas posições, com o apoio unânime das forças políticas representadas - as quais devem fazer parte dos arquivos dos gabinetes por vós tutelados - foram excluídos desta cerimónia formal, nem tendo sido, tão pouco, informados da sua realização.

Nenhum argumento nos parece satisfatório para justificar a lamentável opção de excluir de uma cerimónia com esta importância e significado órgãos democraticamente eleitos, representativos da população. É em nome deles que venho, assim, lavrar o protesto por este lamentável acontecimento e, em respeito pela lealdade institucional que tem de existir, informá-los desde já da intenção de tornar pública esta posição.

Melhores cumprimentos.

A Presidente da Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria
Teresa Paula de Sousa Coelho

 

20210326EscolaMteCaparica LUSA

A propósito

- Executivo visitou Escola do Monte (notícia de 30-jan-2020)

- Foto-reportagem da agência Lusa, publicada no site da TVI (26-mar-2021)