20200530Programacao Cultural kA programação cultural do mês de abril tem teatro, yoga e música e vem recheada de histórias, com sessões de contos dinamizadas por Rosa Gonçalves, Ângela Ribeiro e Jorge Serafim. E se lhe contassem uma história ao ouvido?
¤ 30-mar-2021

 

Nesta programação, criada a partir do Espaço Cultural da Junta na Trafaria, as iniciativas acontecem nos dias determinados, nos espaços da Junta na Internet, logo pela manhã.
Os links são aqui publicados com antecedência.
Os vídeos das atividades, iniciadas em junho de 2020, permanecem nas páginas da Junta no YouTube e no Facebook (clique para aceder).

 

20210329Programa abrilSESSÃO DE CONTOS

3 ABR
«Estes é que são os contos, estes contos é que são» - sessão de contos, para famílias, dinamizada por Rosa Gonçalves.
Para comemorar o Dia Mundial do Livro Infantil (2 de Abril), vamos conhecer o livro «Estes é que são os contos, estes contos é que são», com pezinho no cancioneiro popular. O livro reúne a adaptação de contos tradicionais, colhidos por Jaime Lopes Dias entre a população beirã. Com estes contos, somos ribeiras, pintassilgos, nevoeiros, somos natureza.

- Ver no YouTube
- Ver no Facebook

 

OFICINA DE MÚSICA E NATUREZA

10 ABR
«Conhecer, cuidar, reinventar», oficina para todos, dinamizada por Inês Pereira.
A Natureza é perfeita, nela tudo tem uma função, tudo se complementa. Se a observarmos em silêncio, ela vai-nos desvendando o seu engenho. Vamos conhecer alguns dos elementos que nela moram e que lugar ocupam no ecossistema. Inspirados pela sua beleza e diversidade, deixaremos florir o nosso potencial criativo. Tal como cada componente da Natureza, é ele que nos torna peças únicas e fundamentais para a harmonia do todo. Num ensemble musical em formato familiar, vamos reinventar a função da matéria orgânica. Dela surgirão sons organizados, com pinceladas rítmicas, texturas sonoras, melodias vocais.
Desta oficina sairás mais desperto(a) para tudo o que vês, ouves, cheiras, tocas e sentes, quando voltares a caminhar imerso na Natureza.

- Ver no YouTube
- Ver no Facebook

 

 20210414Historias ao Ouvido

HISTÓRIAS AO OUVIDO

14 ABR
Sessão de contos, para todos, dinamizada por Ângela Ribeiro. Necessária inscrição prévia.
Para combater a solidão e viajar nas asas da imaginação, vamos contar histórias ao ouvido. Inscreva-se e a Biblioteca telefona-lhe, para contar uma história ao ouvido!
Inscrições até 9 de abril, por e-mail (biblioteca_trafaria@jf-caparica-trafaria.pt) ou telefone (961-313-173).

 

SESSÃO DE CONTOS

17 ABR
«Histórias para Pensar e Aproximar», para famílias, por Jorge Serafim
Contar é o ato de apagar fronteiras. De separar o que importa do que não.
Contopias são contos ao redor do mundo, que têm na palavra a forma de reencontrar as pessoas em tudo o que as une e separa. Em tudo o que as assemelha e diferencia. São histórias índias, africanas, europeias, orientais, árabes, narradas numa única sessão.
Talvez o contador de histórias seja o último reduto da utopia. O homem que pela palavra encontra semelhanças que diluem as ignorâncias invasivas.
Esta viagem, condensada numa única sessão, pretende atravessar o mundo e os seus ouvintes, reaproximando-os em toda a geografia do afeto. Essa é a força maior da memória e da palavra partilhada sem preconceito. Saber quem somos, para saber que os outros também o são.

- Ver no YouTube
- Ver no Facebook

 

TEATRO

24 ABR
«Os Barrigas e os Magriços», pelo Teatro Extremo
Em «Os Barrigas e os Magriços», através de poderosas imagens, Álvaro Cunhal conta às crianças a luta travada pelos Magriços por uma vida liberta da opressão dos Barrigas, pela partilha justa dos meios de produção. A revolta dos Magriços levou ao derrube dos Barrigas em 25 de Abril de 1974.
A presente versão cénica, assinada por Catarina Pé-Curto e Jorge Feliciano, evolui em dois discursos complementares: o discurso narrado e o discurso visual, pela manipulação de imagens, formas e objetos. Juntos fazem a ponte entre passado, presente e futuro.

 

YOGA ATÉ À HORA DE ALMOÇO

29 ABR
Sessão de yoga para famílias, por Rita Guilherme, do projeto «A brincar a brincar»
Vamos descobrir como se pode dar vida aos personagens curiosos desta deliciosa história de Rodolfo Castro, «Amigos até à hora do almoço».
Este workshop é um convite para as famílias explorarem a prática de yoga através do faz-de-conta, com sons animalescos e posturas curiosas... sempre a brincar a brincar.