20210430ProgramacaoCulturalNo mês de maio, a programação cultural online está a transbordar de convites à descoberta. De quê? Ora, de aguarelas, de instrumentos musicais, da natureza, do Porto Brandão, do riso de Jorge Serafim, de uma ilha de José Saramago... e das nossas freguesias.
¤ 30-abr-2021

 

 

As iniciativas desta programação, criada a partir do Espaço Cultural da Junta na Trafaria, acontecem nos dias determinados, pouco depois das 8h00, nos espaços da Junta na Internet.

Os links são aqui publicados com um ou dois dias de antecedência.

Os vídeos das atividades permanecem nas páginas da Junta no YouTube e no Facebook (clique para aceder).

 

20210429Programa MaioOFICINA

1 MAI
Aguarelas! - Oficina de artes plásticas, por Tatiana São, para famílias
O que é este estranho meio de pintura e porque suscita tanto interesse e, simultaneamente, tanta dificuldade de uso? Respostas de um ponto de vista pessoal, pontuadas por exercícios lúdico-pedagógicos que acompanham o percurso evolutivo deste material.

  - Ver no YouTube
  - Ver no Facebook

 

LER PARA SABER

6 MAI
Perguntas e respostas sobre cultura geral, para todos
Junte a família ou os amigos, ponha o vídeo a correr. Vamos ver quem mais sabe sobre... tudo! Da história à geografia, da literatura à pintura, muitas são as perguntas e respostas que estão nos livros da nossa Biblioteca. Quer saber? Toca a ler... «A fada Oriana»!
  - Ver no YouTube
  - Ver no Facebook

 

OFICINA

8 MAI
Uma viagem na máquina do tempo com instrumentos musicais - Oficina de música pelos Recanto, para todos
Nesta atividade online pretende-se dar a conhecer ao público instrumentos musicais fora do comum e que deram música aos nossos antepassados.
Vai-se demonstrar de uma forma sucinta instrumentos como a sanfona (medieval), o didgerido (aborígenes australianos) ou o bouzouki (Grécia e Turquia), entre outros. Com cada um dos instrumentos apresentado, será tocada uma música, para descobrir a sua sonoridade.

- Ver no YouTube
- Ver no Facebook

 

COMÉDIA

15 MAI
Rir desconfina a angústia - stand up comedy, com Jorge Serafim, para todos
Define-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boadisposição. Narrador de histórias rocambolescas, onde habitam personagens caricatas em situações que nem lembram ao diabo, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto. Depois de a elas lhes tomar o gosto, refoga-as com muita sátira aos bons, maus e piores costumes, não lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha. Arremata o suculento cozinhado com um polvilhado de stand up comedy.

- Ver no YouTube
- Ver no Facebook

 

PEDACINHOS DE LEITURA

20 MAI
Um convite para conhecer melhor o acervo do Espaço Cultural da Junta.
Neste dia, partilhamos pedacinhos de leituras do livro «O Conto da Ilha Desconhecida», de José Saramago. Deixe-se levar… pela vontade de querer conhecer mais!
Atividade para famílias.

- Ver no YouTube
- Ver no Facebook

 

VISITA GUIADA

22 MAI
Porto Brandão - visita guiada pelo Centro de Arqueologia de Almada, para todos
O CAA tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, diversos projetos de promoção do património e da história local, recorrendo a diferentes abordagens e suportes.
Porto Brandão é o tema deste primeiro vídeo, de um conjunto com que se pretende contribuir para a divulgação da história local, num formato de visita guiada.

- Ver no YouTube
- Ver no Facebook

 

OFICINA

29 MAI
Tear da Natureza - oficina de artes plásticas e educação ambiental, por Mansa Terra, para famílias
Inspirem-se num simples passeio na natureza e criem arte com os tesouros recolhidos (pequenos ramos caídos, pedrinhas, penas, folhas secas). Ao visitar um ambiente natural, devemos sempre respeitar as regras desse local: circular nos percursos marcados, não danificar natureza viva, respeitar a fauna e flora, deixar apenas pegadas. Nesta criação de um tear com objetos naturais, iremos ensinar os nós necessários para a sua concretização. Apenas precisam de sair de casa e ter umas pitadas de criatividade, um pouco de corda ou linha e uma tesoura. Tal como num tear, a biodiversidade está interligada.

- Ver no YouTube
- Ver no Facebook