20210514ObrasRENA REN (Rede Elétrica Nacional, SA) iniciou ontem as obras para as linhas subterrâneas de muito alta tensão, na Vila Nova de Caparica, numa área habitada, ultrapassando o que tinha sido estabelecido em 2014, num acordo de transação judicial que se seguiu à acção movida pela Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria.
¤ 14-mai-2021

 

Não se pode aceitar que a REN, à margem de qualquer discussão com a Junta e com a população, tenha alterado o traçado que então apresentou, para que a linha aérea de muito alta tensão entre Fernão Ferro e Trafaria passasse junto da A33 (IC32), mais distante de habitações, e fosse parcialmente enterrada.

O acordo extra-judicial de 2014 entre a REN, a Câmara Municipal de Almada, a Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria e a Junta da União das Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda foi alcançado por haver essas alterações no traçado da linha de muito alta tensão, conseguidas devido às posições firmes da população e dos órgãos autárquicos.

Recorde-se que, por decisão judicial, os trabalhos de instalação da linha (aérea) foram suspensos, o que levou a negociações com a REN e ao acordo de 2014.

Como foi várias vezes salientado, a própria Organização Mundial de Saúde defende um princípio de precaução, para salvaguarda da qualidade de vida das pessoas.

As posições tomadas pelos órgãos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria sobre esta matéria mantêm toda a validade.

Os fundamentos e o historial deste processo constam numa moção, aprovada na reunião de dezembro último, pela Assembleia de Freguesia.

Perante o desrespeito dos compromissos assumidos pela REN, a Junta expressa publicamente o seu repúdio e não exclui nenhuma possibilidade legal de persistir na defesa dos direitos e interesses da população.

 

A este propósito:

- Moção «Não à linha de muito alta tensão nas ruas urbanas da Caparica e Trafaria», aprovada na Assembleia de Freguesia de 15 e 16 de dezembro de 2020

 

Fotos do local em obra, hoje, na Rua de Vasco da Gama, Vila Nova de Caparica