20190624Arraial CaparicaDivulgamos mais um conjunto de apoios financeiros atribuídos pela Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria a instituições e associações, visando, nomeadamente, minimizar os prejuízos provocados pelas consequências da COVID-19 e das medidas para combater a epidemia.
¤ 22-jun-2021

 

Por esta altura, num ano como 2019 (nas fotos) ou outro anterior, muitas pessoas estariam a participar nas Marchas Populares ou a preparar-se para aplaudir os marchantes, fosse no pavilhão ou na avenida.

Os arraiais populares propiciariam momentos de alegria e divertimento a muita gente e um acréscimo de receitas, a compensar o esforço das colectividades organizadoras.

O facto de que, devido à pandemia, foi suspensa a realização das Marchas Populares no concelho, pesou na decisão tomada pela Junta, na sua reunião de dia 9. Afirmando que é importante a continuidade das Marchas para o desenvolvimento social local, foi decidido atribuir apoios financeiros à Marcha Infantil Trafa-Rica (250 euros), à Marcha da Trafaria (750 euros), à Marcha da Kapa Rica (750 euros), à Marcha PIA2 (750 euros) e à Marcha Lifeshaker (750 euros).

À Associação de Pais da Escola Básica da Vila Nova de Caparica foi atribuído um apoio no valor de 1000 euros, para fazer face às despesas com atividades que eram compensadas com a angariação de verbas no Arraial Popular da Vila Nova, uma vez que este, devido à epidemia de COVID-19 não poderá ser realizado.

 

Outros apoios

Os apoios financeiros deliberados na reunião de 9 de junho pela Junta incluem a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cacilhas (1500 euros, como comparticipação para aquisição de uma viatura de comando) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Trafaria (3200 euros, considerando a necessidade de aquisição de proteções faciais contra incêndio, coincidindo que em junho passa o aniversário da sua fundação).

Foram aprovadas propostas na área da Ação Social, pelo apoio social prestado à população no âmbito da resposta à epidemia de COVID-19, ao longo de 2021:

- à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), no valor de 1000 euros;

- ao Centro Social Paroquial (CSP) Cristo Rei, no valor de 1500 euros;

- ao CSP Vila Nova, no valor de 1000 euros;

- à Creche Popular do Monte de Caparica, no valor de 500 euros;

- à Ad Sumus, Associação de Imigrantes de Almada, no valor de 500 euros.

Nas áreas da Cultura e do Desporto foram aprovados apoios:

- Ao CRU Raposense, no valor de 300 euros, pela cedência de instalações para a realização da sessão da Assembleia de Freguesia;

- À Associação Retratos Alegres, no valor de 300 euros, pela colaboração mensal na dinamização de atividades online;

- À Associação de Moradores da Cova do Vapor, no valor de 500 euros, apoiando as campanhas e acções de limpeza das praias que dinamizou;

- Ao Conservatório de Música de Almada, sediado na Sociedade Recreativa Musical Trafariense, no valor de 1000 euros, por atividades que dinamizou, prevendo a preparação de iniciativas com os mais jovens;

- Ao Clube de Atletismo Amigos do Parque da Paz, no valor de 500 euros, como apoio à dinamização da Corrida de S. Silvestre, que em dezembro de 2021 terá mais uma prova.

 

Sobre apoios anteriores

- Decididos em abril apoios financeiros
- Novos apoios para intervir agora (notícia de 30 de março)
- Junta aprova apoios à ação no terreno (notícia de 11 de março)