Escola-Bsica-Costas-de-CoO grupo parlamentar do PCP questionou o Governo sobre o encerramento da Escola Básica de 1º Ciclo de Costas de Cão. Nas perguntas enviadas ao executivo governamental, o PCP destaca a oposição da comunidade educativa, da população e das autarquias. 
¤ 31-jul-2014

No documento, o PCP revela que os pais, os autarcas e a população consideram que o encerramento da escola não conduziria a uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A perda de proximidade entre a escola e a residência dos alunos contribuiria para a sua desintegração da comunidade. O PCP destaca ainda que sempre se pronunciou contra o encerramento de serviços públicos e o desmantelamento das funções sociais do Estado.

Pela continuação do funcionamento da Escola Básica Nº 1 do 1º Ciclo de Costas de Cão foi aprovada uma moção a 26 de junho na Assembleia Municipal de Almada.

As três perguntas que o PCP dirigiu ao Governo:
- O Governo pretende encerrar esta escola, mesmo contra a vontade das autarquias e da população?
- Qual a justificação para encerrar esta escola quando tem instalações adequadas, quando tem sucesso educativo e quando os pais, os professores, as autarquias e a população em geral
estão contra o encerramento?
- Garante o Governo que vai manter em funcionamento no próximo ano letivo a Escola Básica de 1º ciclo de Costas de Cão, no concelho de Almada?

- Pergunta do PCP ao Governo